Caixa de transporte para mudar de país com animais: qual escolher?

A caixa de transporte perfeita! Era só isso que eu queria. Uma das coisas que eu mais sofri quando decidi mudar de país com animais e levar meus cães para a União Européia foi escolher a caixa de transporte ideal para eles.

Se você quer levar seu cachorro ou gato para a União Européia, clique aqui para ver o post falando sobre toda a burocracia!

A Lisa pesa 8kg e o Luca pesa 11kg. O Luca, coitado, já era caso perdido e com certeza precisaria ir despachado com uma caixa de transporte de plástico enorme. A Lisa, no entanto, tem o peso que algumas companhias aéreas costumam aceitar. Então a minha primeira ideia, saindo do Brasil lá em 2014, era levar ela na bolsa de mão e ele despachado.

caixa de transporte | viajar com animais

claramente não é minha cã hahaha

Depois de semanas de pesquisas e visitas a diferentes pet shops, encomendei a Sherpa Bag, na esperança de que a Lisa fosse emagrecer um pouquinho e o peso funcionaria – já que as companhias aéreas sempre pedem que o peso seja do animal + bolsa de transporte – e que ela magicamente iria caber ali.

Clique aqui para comprar a Sherpa Bag Amazon Internacional (alguns entregam no Brasil!)

Precisei comprar a Sherpa Bag no exterior e pedir para entregar para minha irmã, que estava viajando, porque nunca encontrei nenhum lugar que venda a bolsa no Brasil.

Assim que a bolsa chegou, decidi testar levando minha cachorra ao veterinário dentro dela. Ela ficou tão desesperada que tentou abrir a bolsa de todas as maneiras possíveis – e isso só comprovou a qualidade absurda da Sherpa Bag. A bolsa não tremeu.

Só que tem um problema: a Lisa tem as pernas muito longas.

Minha cachorra achou horrível e eu vi o quanto ela ficava desconfortável ali. Depois de muito ponderar a ideia de despachar meus dois cachorros ao invés de viajar com um na bolsa de mão, mesmo que desconfortável, decidi comprar uma caixa de transporte rígida para a Lisa e outra para o Luca, garantindo o conforto deles na hora de mudar de país com animais.

Desde então, eu praticamente só viajei com meus cachorros despachados – e foi a melhor decisão que eu tomei. Já é suficiente o fato de que eles estão mudando de país, né? Pelo menos durante o voo eles precisam ter conforto – e na hora de viajar com animais essa é a minha prioridade. Eu vejo que eles chegam nos países sem dores nas costas ou desconfortos gerais no corpo, sabe?

Então se você estiver achando que seu cachorro vai ficar MUITO incômodo na bolsa de transporte, eu particularmente indico que você despache ele.  Eu sei que dá medo, mas vai ser melhor pra ele e seguindo as dicas do meu guia não tem erro. O animal vai em um ambiente de temperatura controlada, sem mudanças de luz, sem barulho das pessoas conversando e sem cheiro de comida o tempo todo.

 

Mudar de país com animais na cabine do avião

Antes de tudo, cheque no site da companhia aérea o tamanho da bolsa de transporte que eles aceitam. Algumas companhias aéreas dão medidas ABSURDAMENTE pequenas, quase impossíveis de cumprir, mas não tem nada que possamos fazer.

A única coisa que você pode tentar – e arriscar mesmo – é comprar uma bolsa de transporte flexível, porque aí ela pode se adaptar embaixo do assento do avião, e as companhias aéreas costumam aceitar. Mas só alguns centímetros maior, né? Não vai aparecer com uma bolsa com o dobro do tamanho! hahaha

Mudar de país com animais que vão despachados

Para despachar meus animais, eu fiquei obsessiva procurando sobre caixas de transporte. Existe um órgão que estabelece as leis para transporte aéreo, a IATA, que define várias regras importantes para a caixa de transporte – e todo aeroporto verifica isso com muuitos detalhes. Pesquisei muito sobre a qualidade dos materiais das caixas de transporte, quais estavam disponíveis no Brasil e só então fui atrás da caixa ideal pra eles.

Algumas caixas tem um sinal dizendo que seguem as especificações da IATA, mas só é preciso ter tudo que eles estipulam e tá tudo certo.

Caixa de Transporte | Viajar com Animais | Debbie Corrano (5 of 4)

Três coisas básicas para escolher uma caixa de transporte rígida

  • A caixa de transporte não pode ter rodinhas de jeito nenhum – podem ser desparafusadas ou presas juntas
  •  O animal precisa conseguir FICAR DE PÉ na caixa, sem abaixar o pescoço, e conseguir dar uma volta completa ao redor do seu próprio corpo
  • As travas precisam ser de ferro – confira mil vezes se não tem como elas abrirem por acidente.

Para tirar as medidas do seu pet e conseguir comprar a caixa de transporte pela internet, no meu guia Viajar com Animais eu tenho ilustrações e dicas que ajudam muito para não ter erro na hora da compra.
No mundo ideal você leva meu guia até o maior pet shop da sua cidade e escolhe a caixa de transporte que tem tudo que você precisa, mas não é sempre que isso vai acontecer, né?

Por isso no guia eu dou dicas sobre quais caixas de transporte NÃO comprar de jeito nenhum (e são muuuuitas!), o que olhar quando estiver na loja, várias especificações da IATA, como tirar as medidas do seu bichinho e vários outros detalhes importantes. A escolha da caixa de transporte é uma coisa MUITO SÉRIA que você precisa mesmo prestar atenção e seguir todas as normas, se não está colocando em risco a vida do seu bichinho – e também de não embarcar.

Três sugestões de caixa de transporte:

Animais na Cabine:

Sherpa Bag

Animais no Porão

Compass Petmate Kennel

(a que eu uso!)

Animais no Porão:

Vari Kennel

(também já usei)

Nas nossas viagens, o Luca e a Lisa usaram a Compass Petmate, que eu indico bastante. Para o Luca foi o tamanho intermediário (32′) e para a Lisa foi o médio (28′). Hoje em dia os dois viajam juntos na caixa intermediária.

Posso levar mais de um animal na mesma caixa de transporte?

Depois de algumas viagens, comecei a perguntar para as companhias aéreas se eu poderia levar dois animais que se dão muito bem na mesma caixa de transporte. Para minha surpresa, quase todas as vezes a resposta foi sim!

Isso é ótimo porque você economiza no embarque dos animais, já que normalmente eles cobram por caixa de transporte e não por animal que está lá dentro. De qualquer forma, é MUITO IMPORTANTE que você confirme tudo isso com a companhia aérea que vai viajar.

Quando eu estava no México, indo da Cidade do México para Cancun, não consegui nenhum voo que aceitasse dois animais na mesma caixa de transporte. No fim, tive que levar a Lisa na cabine – já que era um voo curto e eu tinha uma mochila de transporte para ela – porque dei sorte da Aeroméxico autorizar um tamanho maior de bolsa de transporte na cabine.

Para saber como viajar com animais para o México, conheça meu guia Viajar com Animais

Para sair de Cancun e ir para Bruxelas, eu precisei comprar uma caixa de transporte NOVA para viajar com meus dois cachorros, porque a companhia aérea não autorizou o embarque de dois animais na mesma caixa de transporte de jeito nenhum.

Isso, mais uma vez, faz parte da lista de normas da companhia aérea, então não esqueça de checar muito bem e conversar com eles antes do embarque.

Essa caixa de transporte de plástico é um trambolho. Eu deixei uma das minhas caixas de transporte para trás e sempre continuo viajando com uma só, e eu uso essa caixa como uma cama para eles, colocando um tapetinho, almofadas e um cobertor.

Isso é ótimo porque cria um ambiente seguro para eles, um lugar que eles já sabem que podem ir quando estiverem com medo, e as próximas viagens ficam cada vez mais fáceis já que eles consideram ali dentro um lugar tranquilo.

QUER SABER TUDO SOBRE VIAJAR COM ANIMAIS?

Despachante para Viajar | Viajar com Animais

Eu já peguei quase 20 voos com meus cachorros pelo mundo. Já fomos para a União Europeia, de volta para o Brasil, para a Ásia e para a América do Sul. 

Com tudo que aprendi, criei um guia para ensinar tudo que sei pra você, que também está passando por esse processo pela primeira vez. Esse guia já ajudou mais de 1000 bichinhos a chegarem nos seus novos destinos – e é uma alegria ler cada relato! Lá eu dou exemplos reais dos documentos que você vai precisar, falo muito sobre a caixa de transporte, dou dicas de como deixo meus animais mais seguros nos voos e tudo, tudo, tudo que eu sei sobre esse processo de viajar com animais.

Se você quiser ver um pouco mais das viagens dos meus cachorros, conheça o Instagram deles clicando aqui.

Gostou? Compartilhe! <3