Preciso de um despachante para viajar com animais?

Você ouviu falar que precisa de um despachante para viajar do Brasil para o exterior? Aqui eu conto tudo sobre essa história e quando você realmente precisa de um profissional especializado para viajar. Vem ver!

O que é um despachante aduaneiro?

O despachante é um profissional que faz o desembaraço de mercadorias que passam pelas alfândegas. No caso de viagem com animais, alguns países só aceitam animais enviados por empresas cargo, e essas empresas nunca negociam com pessoas físicas, só pessoas jurídicas – no caso, só com despachantes aduaneiros. Eles são responsáveis por formular a declaração aduaneira dos animais para importação ou exportação.

Caso você esteja enviando seu animal por carga, normalmente precisa ter um despachante aduaneiro no país de orígem e outro no país de destino, e os dois são responsáveis por fazer o desembaraço aduaneiro tanto para sair do Brasil quanto para chegar no seu futuro país.

Quer aprender tudo sobre viajar com animais? Vem conhecer meu guia!

Se você está indo para outro país JUNTO com o seu pet, no mesmo voo que ele, então você normalmente não precisa de um despachante. O despachante é necessário quando você vai enviar o animal por carga, para viajar sozinho, ou quando o país de destino pede um profissional para fazer os tramites.

Os serviços de um despachante não são obrigatórios para viajar para a maioria dos países do mundo.

Leia também: Caixa de transporte para mudar de país com animais: qual escolher?

Eu preciso de um despachante para viajar?

A única situação que eu sugeriria um despachante caso você vá viajar junto com seu bichinho é se você não tiver tempo nenhum para ir nos lugares pegar documentos, especialmente nos dez dias que antecedem a viagem com animais. No fim, a parte mais complexa sobre viajar com cachorros e gatos é sempre a pesquisa de documentação e superar o medo da viagem. Aqui no blog e no meu guia Viajar com Animais tem tudo explicadinho sobre isso.

No meu caso, desde o segundo que decidi começar a viajar com meus cachorros, comecei a ler absolutamente TUDO sobre isso que estava disponível na internet. Pra mim, contratar um despachante seria gastar muito dinheiro desnecessário, já que eu dificilmente confiaria a viagem dos meus dois seres favoritos nesse mundo nas mãos de um estranho.

Despachante para Viajar | Viajar com Animais

Quanto cobra um despachante?

Depende do país de destino, mas eles costumam cobrar de 5 mil a 10 mil reais por animal. Em troca, eles te auxiliam em todo o processo e resolvem a burocracia necessária.

Quando é obrigatório contratar um despachante para viajar?

Caso você precise sair do Brasil com urgência e não tenha como preparar toda a documentação do seu cachorro, o despachante pode te ajudar com esse processo. Deixe seu pet com uma pessoa responsável e, enquanto isso, o despachante vai cuidar dos detalhes da documentação.

Outra possibilidade é que o país que você vá peça obrigatóriamente que seu animal viaje como carga OU que o processo seja feito por um profissional. Esse é um caso muito raro, como para o Reino Unido e para a Irlanda, mas ainda tem outras formas de você fazer essa viagem SEM precisar de um despachante. Continue lendo! 🙂

Com toda a documentação em mãos, seu despachante vai te auxiliar na hora de reservar uma passagem em uma companhia aérea de carga, como a Lufthansa Cargo, para que seu animal seja embarcado até o destino final. Nesse caso, o animal viaja sozinho e você vai buscá-lo no aeroporto no horário marcado pela companhia aérea.

Leia também: Burocracia passo a passo para entrar na União Européia com animais

Vou para o Reino Unido com meu animal. Preciso de despachante?

Se você estiver indo para o Reino Unido ou para a Irlanda, em voo direto ou com escala saindo do Brasil para o país de destino, vai precisar de um despachante para viajar. Isso acontece porque, no Reino Unido e na Irlanda, eles só aceitam animais que vieram por carga saindo do Brasil. Para enviar seu animal por carga, como falei ali mais para cima, você vai precisar de um despachante. As companhias aéreas de carga nunca negociam com pessoas físicas, apenas com despachantes.

Mas calma! Não contrate um despachante para viajar ainda.

No meu guia Viajar com Animais eu conto uma estratégia diferente para você chegar até o Reino Unido ou até a Irlanda sem precisar gastar quase 10 mil reais de despachante para viajar.

Contratar um despachante para viajar é uma decisão pessoal sua. Você pode contratar um profissional especializado para fazer o processo todo para você, ou você mesma corre atrás do que é necessário para viajar com seus pets. O maior problema é sempre o preço, já que costuma sair bem mais caro contratar um despachante do que fazer o processo sozinho – especialmente se você tiver mais do que um animal, como é o meu caso!

Particularmente, eu prefiro fazer o processo inteiro sozinha e saber tudo que está acontecendo, ao invés de colocar tudo nas mãos de outra pessoa. Essa foi uma das principais razões pelas quais eu criei o meu guia – para compartilhar TUDO que eu aprendi viajando com meus dois cachorros por mais de quatro anos.

Tem alguma dúvida ou avaliação sobre os serviços de um despachante aduaneiro? Deixa aqui nos comentários!

 

QUER SABER TUDO SOBRE VIAJAR COM ANIMAIS?

Despachante para Viajar | Viajar com Animais

Eu já peguei quase 20 voos com meus cachorros pelo mundo. Já fomos para a União Europeia, de volta para o Brasil, para a Ásia e para a América do Norte. 

Com tudo que aprendi, criei um guia para ensinar tudo que sei pra você, que também está passando por esse processo pela primeira vez. Esse guia já ajudou mais de 1000 bichinhos a chegarem nos seus novos destinos – e é uma alegria ler cada relato! Lá eu dou exemplos reais dos documentos que você vai precisar, falo muito sobre a caixa de transporte, dou dicas de como deixo meus animais mais seguros nos voos e tudo, tudo, tudo que eu sei sobre esse processo de viajar com animais.

Se você quiser ver um pouco mais das viagens dos meus cachorros, conheça o Instagram deles clicando aqui.

Gostou? Compartilhe! <3